top of page
  • Foto do escritorAlessandra Oliveira

Para quê serve o Certificado Digital? Entenda sua Importância

O Certificado Digital dá às suas transações eletrônicas muito mais segurança. Saiba como funciona esse processo.


Sabe quando você lê sobre a facilidade de realizar alguns processos burocráticos, para você ou sua empresa, sem sair de casa? Pois para conseguir realizá-los online, você precisa de um Certificado Digital.


O Certificado Digital funciona como uma identidade virtual que dá mais segurança na hora de assinar documentos importantes por meios eletrônicos e garante a veracidade. Esses processos seguem regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil).


Quer entender mais sobre o Certificado Digital? A gente te explica! Continue a leitura.



O que é o Certificado Digital?


O Certificado Digital tem validade jurídica como um CPF ou CNPJ. Com ele fica garantida a autenticidade ao assinar documentos digitais, por exemplo. E esse é um processo que pode ser feito de qualquer lugar, com bastante segurança.


As empresas conseguem autenticar Notas Fiscais Eletrônicas de maneira prática utilizando o Certificado Digital. Se você vai empreender ou se já é um empresário, é importante entender a importância desse certificado, pois, com ele as empresas realizam diversas transações fiscais obrigatórias.


Existe um comitê que regulamenta, gerencia e viabiliza a emissão de certificados digitais, a ICP-Brasil. Através de tecnologia criptografada, ela garante a segurança, integridade e validade jurídica dos documentos eletrônicos que utilizam o certificado digital.


Um certificado digital só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora que é auditada e fiscalizada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. O credenciamento acontece mediante cumprimento de todas as normas estabelecidas.



O Certificado Digital é seguro?


A resposta curta é: sim. Para as assinaturas digitais é utilizada uma criptografia conhecida como “assimétrica”. Ela é composta por duas chaves com dados codificados, uma pública e uma privada.


A chave privada é essa que possuímos, o certificado digital. Ela é exclusiva do usuário e é o que codifica e identifica quem está assinando. Já a chave pública, deriva desse processo da chave privada e é ela que confere a validade da assinatura digital.


Trocando em miúdos; quando você utiliza a sua chave para assinar um documento, uma outra chave aprova a sua e valida a operação.


Além disso, cada vez que você assina um documento diferente, é gerado uma codificação também diferente. Inclusive, se você precisar assinar o mesmo documento mais de uma vez, cada uma vai ter a sua própria codificação.


E é assim que o certificado digital confere à assinatura digital o status de assinatura eletrônica mais segura. Entregando segurança máxima para autenticar documentos.



Vantagens do Certificado Digital


Buscando economia de tempo e desburocratizar processos, a maior parte de documentos que dizem respeito à Receita Federal, Junta Comercial e outros órgãos públicos utilizam assinatura digital.


Assim, a maior vantagem do Certificado Digital é, de fato, ser uma identidade virtual que possui validade jurídica e fiscal. Desse modo, além de validar as informações de documentos fiscais, também evita informações com dados divergentes e favorece a fiscalização do Fisco.


Também podemos enfatizar as vantagens que o certificado digital oferece como segurança, sustentabilidade, facilidade reduzindo processos burocráticos, praticidade e comodidade.



Os tipos de Certificado Digital mais usados


e-CPF

Esse é o certificado utilizado por pessoas físicas e pode ser utilizado por empresários para assinar documentos desde que seja o representante legal da empresa. Não serve para emitir Notas Fiscais Eletrônicas.


Principais utilidades do e-CPF:


  • Declaração de imposto de renda;

  • Assinar digitalmente documentos com validade jurídica;

  • Guia de Recolhimento do FGTS;

  • Acesso ao Detran, CNH Digital;

  • Enviar informações de previdência social (GFIP);

  • Serviços eletrônicos de cartório.


e-CNPJ

O e-CNPJ é utilizado por empresas, corporações e instituições. Toda transmissão de documentação, assinaturas digitais e entrega de declarações é feita utilizando o e-CNPJ.


Principais utilidades do e-CNPJ:


  • Relacionamento com a Receita Federal;

  • Assinar digitalmente documentos com jurídica;

  • Emissão de notas fiscais eletrônica;validade

  • Realizar compromissos fiscais com o Governo como SPED, Siscomex, e-CAC e outros;

  • Cadastro PIS de funcionários;

  • Acessar o E-Social;

  • Segurança Privada ou Setor Público.


NF-e

Embora o e-CNPJ possa ser utilizado para a emissão de notas fiscais, o certificado NF-e é indicado para empresas que tenham funcionários que precisam utilizar o certificado em suas tarefas, pois ele restringe seu uso apenas para esse fim. Desse modo, o empresário garante a segurança de seu e-CNPJ e inibe o uso indevido de sua assinatura digital.



Modelos de Certificado Digital


O certificado digital possui variações de modelos. Embora tenham locais de armazenamento de dados distintos, possuem a mesma funcionalidade. Os modelos são: A1 e A3.


O modelo de certificado A1 é armazenado em um dispositivo como computador, tablet ou celular. É protegido por um login e oferece muita praticidade. Se sua empresa utiliza um software para emitir notas fiscais, por exemplo, é possível importar seu certificado e agilizar esse processo de assinatura e autenticação.


Já o modelo de certificado A3 é um modelo físico e pode vir como cartão ou token. Você pode utilizá-lo em qualquer dispositivo dando mais mobilidade e praticidade às suas operações.


O modelo A1 possui validade de 1 ano e o modelo A3, 5 anos. Como dito, eles têm as mesmas funções e só diferem quanto ao formato e validade. Desse modo, se está em dúvida sobre qual deles adquirir, vai depender apenas de sua decisão sobre qual modelo lhe atende melhor.



Como ter um certificado Digital


Essa é a parte mais fácil! Para ter um Certificado Digital basta escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades, agendar um horário com a ALX Contabilidade e Gestão Financeira e levar os documentos necessários. Prontinho!


Se ainda tem alguma dúvida ou quer ter seu Certificado Digital, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page